venha conhecer

Alcobaça, Oeste, Portugal
As Serras são elevações de terreno com mais de 400 metros de altitude a que damos o nome de MONTANHA . Quando as montanhas se ligam umas às outras, formam então as SERRAS.

sábado, 30 de outubro de 2010

Serra dos Candeeiros

A Serra dos Candeeiros é uma elevação de Portugal Continental, com 487 metros de altitude. Situa-se nos concelhos de Rio Maior, Alcobaça e Porto de Mós, marcando a fronteira entre o Ribatejo e o Oeste. 

É conhecida pelas suas impressionantes grutas naturais; aí se situa o Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros.
Sendo uma das primeiras elevações junto à orla marítima, é um excelente local para a produção de energia eólica onde está instalado um parque com a capacidade de produzir 111 MV.

Na Serra dos Candeeiros existem várias pedreiras de exploração de pedra.

Na Serra dos Candeeiros nascem os rios:

* Rio Alcôa
* Rio Maior
* Ribeira das Alcobertas
* Rio do Penegral
* Rio Lena

    quinta-feira, 28 de outubro de 2010

    A Fauna - Serra dos Candeeiros






    - Gralha de Bico Vermelho
    - Bufo Real
    - Águia de Asa Redonda
    - Águia Bonéli
    - Águia Cobreira
    - Corvo
    - Gavião
    - Peneireiro
    - Coruja das Torres
    - Fura Mato
    - Víbora Cornuda
    - Salamandra
    - Tritão Marmoreado
    - Sapo de Unha Negra
    - Morcego
    - Raposa
    - Javali
    - Texugo
    - Gato Bravo
    - Corço

    quarta-feira, 27 de outubro de 2010

    terça-feira, 26 de outubro de 2010

    segunda-feira, 25 de outubro de 2010

    Serra do Açor


    A Serra do Açor localiza-se no centro de Portugal Continental, perto da Serra da Estrela. A sua paisagem é protegida e localiza-se nas freguesias de Benfeita e Moura da Serra, concelho de Arganil e distrito de Coimbra.
    A Serra do Açor trata-se de uma área protegida, com uma vegetação muito rica na sua diversidade. A Água é uma presença constante, pois mesmo quando nos afastamos dos cursos de água o som perdura. São as ribeiras que nascem na serra.  
    A Serra do Açor tem 1,339 km de altitude. O seu ponto mais elevado é o Colcurinho.

    domingo, 24 de outubro de 2010

    A FLORA - Serra do Açor

    Por entre os cumes da Serra situa-se no termo de Arganil a Mata da Margaraça. Esta  ocupa uma encosta exposta a norte entre os 400 m – 800 m de altitude constituído uma amostra de vegetação desta região tal como existiria séculos atrás. Resto de uma antiga floresta a Margaraça tem como espécies vegetais predominantes o carvalho– alvarinho e o castanheiro.
    Presentes ainda algumas plantas de cariz mediterrânico como o medronheiro e o folhado, exemplares de grande porte o azereiro para além de cerejeira-brava e da aveleira.
    Acrescente-se uma elevada cobertura de musgos, líquidos e fungos, inúmeros fetos e espécies ornamentais raros no território Português como o Martagão e o Selo–de–Salomão.
    Na área de paisagem protegida da Serra do Açor existe uma variedade considerável de habitats cada um deles albergando várias espécies. Do conjunto de habitats destacam-se os carvalhais, os povoamentos de espécies lauróides (loureiro, azereiro, medronheiro) os galerias ribeirinhos e os povoamentos de azereiro. Mas podem ser observados também as comunidades que se desenvolvem sobre substrato rochosos e também urzais, povoamento de sobreiros e pinhais.

    sábado, 23 de outubro de 2010

    A FAUNA - Serra do Açor

    Mamíferos – As características da vegetação permitem a existência de uma variedade de mamíferos considerável: a raposa, a fuinha e a gineta que são carnívoros. Entre os pequenos mamíferos de que se alimentam está o rato-do-campo, o rato–cego, o rato–toupeiro, o musaranho–de– dentes–vermelhos e o rato–dos–pomares.
     É de realçar a diversidade de invertebrado como as borboletas, tendo já sido inventariadas 240 espécies de 20 famílias.     

    Aves-  no domínio da avifauna destacam-se a coruja-do-mato, o gavião e o açor.O açor é uma ave de aspecto robusto, com garras poderosas. O ventre é branco, com barras cinzentas escuras. A silhueta de voo do açor é caracterizada pelas suas asas curtas e arredondadas e pela cauda comprida que quase mantém sempre fechada. Alimenta-se quase só de aves, tais como: pombos, rolas, gaios, gralhas e estorninhos que caça em voo, atacando-os de cima.

    Répteis e anfíbios - Destacam-se duas eepécies: a salamandra-de-cauda-comprida, o lagarto-da-água. Outros anfíbios aqui habitam: a râ-castanha, o sapo-parteiro comum, o sapo-espinhoso, a salamandra-de-pintas-amarelas, o tritão-marmorado e o tritão-de-ventre-laranja. Entre os répteis, os mais comuns são o licranço e a cobra-de-água-de-colar.

    Invertebrados- foram inventariadas cerca de 240 espécies pertencentes a 20 famílias.

    sexta-feira, 22 de outubro de 2010

    Actividades Turísticas - Serra do Açor

    - Percursos Pedestres
    - Ruínas de Azenhas
    - Aldeias Históricas
    - Cascatas da Fraga da Pena
    - Casario de Foz d'Éguas
    - Casinha de Xisto
    - Bosques e Florestas

    quinta-feira, 21 de outubro de 2010

    Onde Comer - Serra do Açor

    Para comer, Piódão acaba por funcionar como “centro urbano” no meio da serra. Há dois ou três cafés logo na entrada da aldeia e o restaurante Fontinha é o mais conhecido, com a sua oferta despretensiosa de comida serrana. O Piódão XXI fica no largo central - é o único edifício da aldeia com paredes vermelhas e brancas!

    Onde ficar - Serra do Açor

    Dentro da zona de Paisagem Protegida, o local mais popular é a aldeia de Piódão, até porque daí saem alguns percursos pedestres, como o que leva a Chãos d'Égua e a Foz d'Égua. Na Casa da Aldeia (Tel. 235731424), na Casa do Algar (Tel. 235731464) e na Casa da Padaria (Tel. 235732773) - esta última numa antiga padaria recuperada, aberta todo o ano - um duplo com vista para o vale e a aldeia fica por cerca de 40 euros, com pequeno-almoço. Também o INATEL aí tem uma pousada (Tel. 235730100) em posição privilegiada, onde um quarto duplo custa 45 euros. Há várias unidades de turismo rural na região.