venha conhecer

Alcobaça, Oeste, Portugal
As Serras são elevações de terreno com mais de 400 metros de altitude a que damos o nome de MONTANHA . Quando as montanhas se ligam umas às outras, formam então as SERRAS.

sábado, 23 de outubro de 2010

A FAUNA - Serra do Açor

Mamíferos – As características da vegetação permitem a existência de uma variedade de mamíferos considerável: a raposa, a fuinha e a gineta que são carnívoros. Entre os pequenos mamíferos de que se alimentam está o rato-do-campo, o rato–cego, o rato–toupeiro, o musaranho–de– dentes–vermelhos e o rato–dos–pomares.
 É de realçar a diversidade de invertebrado como as borboletas, tendo já sido inventariadas 240 espécies de 20 famílias.     

Aves-  no domínio da avifauna destacam-se a coruja-do-mato, o gavião e o açor.O açor é uma ave de aspecto robusto, com garras poderosas. O ventre é branco, com barras cinzentas escuras. A silhueta de voo do açor é caracterizada pelas suas asas curtas e arredondadas e pela cauda comprida que quase mantém sempre fechada. Alimenta-se quase só de aves, tais como: pombos, rolas, gaios, gralhas e estorninhos que caça em voo, atacando-os de cima.

Répteis e anfíbios - Destacam-se duas eepécies: a salamandra-de-cauda-comprida, o lagarto-da-água. Outros anfíbios aqui habitam: a râ-castanha, o sapo-parteiro comum, o sapo-espinhoso, a salamandra-de-pintas-amarelas, o tritão-marmorado e o tritão-de-ventre-laranja. Entre os répteis, os mais comuns são o licranço e a cobra-de-água-de-colar.

Invertebrados- foram inventariadas cerca de 240 espécies pertencentes a 20 famílias.