venha conhecer

Alcobaça, Oeste, Portugal
As Serras são elevações de terreno com mais de 400 metros de altitude a que damos o nome de MONTANHA . Quando as montanhas se ligam umas às outras, formam então as SERRAS.

domingo, 24 de outubro de 2010

A FLORA - Serra do Açor

Por entre os cumes da Serra situa-se no termo de Arganil a Mata da Margaraça. Esta  ocupa uma encosta exposta a norte entre os 400 m – 800 m de altitude constituído uma amostra de vegetação desta região tal como existiria séculos atrás. Resto de uma antiga floresta a Margaraça tem como espécies vegetais predominantes o carvalho– alvarinho e o castanheiro.
Presentes ainda algumas plantas de cariz mediterrânico como o medronheiro e o folhado, exemplares de grande porte o azereiro para além de cerejeira-brava e da aveleira.
Acrescente-se uma elevada cobertura de musgos, líquidos e fungos, inúmeros fetos e espécies ornamentais raros no território Português como o Martagão e o Selo–de–Salomão.
Na área de paisagem protegida da Serra do Açor existe uma variedade considerável de habitats cada um deles albergando várias espécies. Do conjunto de habitats destacam-se os carvalhais, os povoamentos de espécies lauróides (loureiro, azereiro, medronheiro) os galerias ribeirinhos e os povoamentos de azereiro. Mas podem ser observados também as comunidades que se desenvolvem sobre substrato rochosos e também urzais, povoamento de sobreiros e pinhais.

1 comentário: